Gribb® cultiva todos os seus próprios cogumelos ao longo de todo o seu ciclo de vida, incluindo o micélio biológico, os primórdios (cogumelos bebés) e os estágios do corpo de frutificação (cogumelo como o conhecemos) para produzir uma gama de produtos ricos em nutrientes de espectro completo com amplos benefícios para a saúde e o bem-estar.

Antes de conheceres melhor o nosso processo vamos perceber alguns factos importante sobre os cogumelos.

Corpo frutífero?

A parte que todos nós conhecemos e identificamos como cogumelo é chamado de corpo frutífero que aparece acima do solo. A sua função é produzir esporos para reprodução. Esporos que viajam curtas ou longasdistancias e proliferam se as condicoes do solo e atmosféricas forem favoráveis.

corpo frutífero de trametes versicolor ( Turkey Tail)

Micélio?

O micélio do cogumelo são como as suas raízes. Dois esporos compatíveis combinam-se e formam o micélio, que forma hifas, que se expandem para criar redes miceliais.

Micélio são filamentos semelhantes a fibras de células fúngicas que consomem uma fonte de nutrientes conhecida como substrato. O micélio desenvolveu sistemas imunológicos e enzimáticos fortes para sobreviver em ambientes hostis e possui compostos exclusivos para esta fase do ciclo de vida do cogumelo.

Hifas em expansao sobre um substrato

Cada fase de crescimento do cogumelo desde o micélio ao corpo frutífero tem os seus benefícios e nutrientes singulares, e é por isso que a Gribb utiliza nos seus superalimentos o cogumelo inteiro, incluindo o micélio e o corpo de frutificação

  • Germinação

    Os cogumelos começam o seu processo de crescimento quando o esporo germina, num substrato com os nutrientes necessários para se alimentar e com condições atmosféricas favoráveis.

  • Fase micelial

    A fase de expansão do micélio ocorre quando este comeca a digerir os nutrientes do substrato causando uma fermentação do mesmo por acoes enzimáticas.

  • Frutificação

    A fase final é a frutificação onde o corpo frutífero produz e liberta os esporos para a próxima geração de cogumelos.

A utilização do cogumelo inteiro denomina-se "espetro total" significando que os benefícios dos nossos produtos vão muito além dos beta-glucanos.

O processo de crescimento dos nossos cogumelos medicinais varia entre 28 a 90 dias, dependendo da espécie, e requer muita atenção aos parametros de crescimento e saúde do micélio em cada fase de modo a preservar todos os polissacarídeos complexos, polifenóis, vitaminas, minerais, probióticos e enzimas digestivas.

Após a preparação de cada micélio e cogumelo e da sua transformação em pó, estes passam pelo controlo de qualidade e depois sao embalados e prontos a juntar-se aos teus rituais de bem-estar diários.