Skip to content

Cart

Your cart is empty

Article: Os cogumelos fazem bem a saúde?

Os cogumelos fazem bem a saúde?

Os cogumelos fazem bem a saúde?

Quando falamos de certos tipos de cogumelos como Reishi ou Lion’s Mane é quase garantido a pergunta – “Os cogumelos são bons para a saúde?” ou “É verdade que os cogumelos servem como suplemento alimentar?”

SIM! SIM!!!

Os cogumelos não só são bons para a tua saúde , como para o Planeta. Ao longo de séculos os cogumelos tem sido usados para os mais variados fins de saúde e bem-estar.

 

São adaptogénicos

Os adaptogénios são uma categoria de ervas e cogumelos que ajudam as tuas glândulas adrenais dando lhe um suporte extra. Todos os  cogumelos tem características adaptogénicas, no entanto apenas alguns são bem conhecidos como tal.

Os adaptogénios promovem uma resposta eficiente perante stress físico e emocional, podendo também estimular a produção de estamina, energia e resistência.

Reishi (Ganoderma lucidum) e Cordyceps (Cordyceps militaris) são bem conhecidos como adaptogénios.

 

Suportam o sistema imunitário

 

Nos cogumelos encontram um tipo complexo carboidratos , os beta-glucanos que são conhecidos por reforçarem o sistema imunitário, incluindo células imunitárias e um crescimento celular saudável.

Outros cogumelos apresentam polissacarídeos únicos como no Shiitake e Turkey Tail.

 

Promovem calma e níveis de energia

Os cogumelos são ambos Yin e Yang em várias formas – Reishi é conhecido por ajudar o corpo a ter uma boa resposta perante stress e é um cogumelos restaurador que promove o relaxamento e um padrão de sono saudável; os  Cordyceps são bastante popular em atletas de alta competição pela sua habilidade de gerir os níveis de estamina e energia ate a um nível celular.

 

Suportam o cérebro

O Lion’s Mane (Hericium erinaceus) éo preferido no que toca a performance cerebral, providenciando suporte e ajudar na produção saudável de neurónios. Além deste os Tremella e Poria Cocos são tradicionalmente usados para promover a saúde do sistema nervoso e ajudar em falhas de memória associadas a idade.

 

Suportam a saúde feminina

Meshima (Phellinus linteus) é um cogumelo menos conhecido , mas tradicionalmente é usado como suporte para a saúde da mulher e sistema imunitário e celular 

 

Promovem padrões de sono saudáveis

O Reishi será um dos cogumelos melhor conhecido pelas suas qualidades de promover um sono saudável e revitalizador.

O Poria Cocos (Wolfiporia extensa), que curiosamente crescem debaixo de terra como as batatas, é tradicionalmente usado como promotor de um sono saudável, além de assegurar níveis de hidratação normais, promover a saúde do sistema nervoso e memória e normal funcionamento de sistema digestivo.

 

Contém imensos nutrientes e vitaminas

Os cogumelos são uma fonte “cruelty free” de vitamina D. A vitamina D é essencial para os humanos, no entanto nós não temos a capacidade de a produzirmos nós próprios. Shiitake são uma fonte excelente de vitamina D.

 

Promovem uma pele saudável

Chaga (Inonotus obliquus) e Tremella (Tremella fuciformis) são conhecidos por promoverem uma pele saudável e podem ser usados combinados para o mesmo efeito.

 

Suportam o fígado

Shiitake, Maitake, Reishi e Tremella são atualmente utilizados para promover  um fígado saudável.

 

Tradicionalmente promovem a longevidade

Por séculos na China o Reishi foi conhecido como “10,000-ano cogumelo,” tendo sido desde os primórdios usado para ajudar na longevidade.

 

 E se nos perguntarem se os cogumelos são mesmo bons para a saúde, acho que dúvidas não há com esta demonstração básica dos benefícios do consumo de cogumelos.

Read more

Agricultura Vertical? Como assim?

Agricultura Vertical? Como assim?

  Num mundo onde o crescimento populacional está previsto passar de 11,2 bilhões até o final do século, surge a pergunta: como vamos alimentar todas essas pessoas? O modelo atual de cultivo - agric...

Read more