O que é o micélio e os seus benefícios em cogumelos medicinais

O que é o micélio e os seus benefícios em cogumelos medicinais

Pesquisas das últimas décadas demonstram os imensos benefícios para a saúde ao consumir cogumelos funcionais, como Reishi, Cordyceps, Lion's Mane e Turkey Tail. No entanto, à medida que vemos cada vez mais produtos com cogumelos funcionais, há uma parte fundamental que muitas vezes fica para de lado: o micélio!

Então, mas porque deves sempre escolher um produto que contenha todo o ciclo de vida do cogumelo funcional – a biomassa micelial - o micélio, bem como o cogumelo frutificado – cogumelo como nós conhecemos ?

O que é o micélio?

Normalmente ao pensarem cogumelos imaginamos apenas a parte acima do solo de um fungo, mas muitas das partes vegetativas na verdade ficam no subsolo. A parte acima do solo do cogumelo é chamada de corpo de frutificação, enquanto o sistema radicular do cogumelo é chamado de micélio. Composto por uma massa densa de finos filamentos semelhantes a fios chamados hifas, o micélio é uma parte essencial do sistema de suporte à vida do fungo. Esses fios estendem-se naturalmente pelo solo, matéria vegetal, madeira e outros materiais para recolher água e nutrientes e trazê-los de volta à sua rede miceliar. Para fazer isso, o micélio liberta enzimas que decompõe o substrato ao seu redor – seja um tronco caído, matéria orgânica no chão da floresta ou substratos nutritivos como no nosso caso, serradura, aveia biológica ou arroz - num tamanho digerível para que possam ser absorvidos pela parede celular do micélio. Esses nutrientes podem então viajar até o corpo de frutificação e ser trocados por açúcares importantes feitos por meio da fotossíntese.

As fibras longas e microscópicas do micélio são o estágio mais bioativo do ciclo de vida do cogumelo (sem o micélio, não há cogumelo) e formam uma rede subterrânea que não serve apenas para alimentar os cogumelos na superfície. Pesquisas mostraram que o micélio forma uma rede de comunicação com outras plantas e trabalham simbioticamente para facilitar a troca de nutrientes e açúcares por toda a floresta. Essa bela interconectividade é muitas vezes chamada de “wood wide web” e garante a saúde não apenas dos cogumelos, mas de todo o ecossistema.

Porque é tao importante?

Embora, claramente, a distribuição de recursos por toda a floresta seja uma função importante do micélio, não é o único benefício. Estudos mostraram que as redes miceliares podem ser eficazes para reduzir a competição de espécies invasoras, bem como para apoiar o sistema imunológico da planta hospedeira por meio de compostos bioativos encontrados apenas no micélio. Simplificando, o micélio enfrenta desafios à medida que se estende e cresce no seu ambiente de substrato e deve encontrar maneiras de se defender contra concorrentes, como patogéneos. O micélio desenvolve enzimas e metabólitos que introduz no substrato e esses compostos criam proteção para o micélio e todo o cogumelo. São esses compostos únicos nascidos da defesa contra stressores ambientais naturais que aumentam o valor medicinal e nutricional de todo o cogumelo. O micélio atua como o mecanismo de defesa que permite que o cogumelo prospere, e posteriormente suporta a funcionalidade do nosso sistema imunológico quando incorporamos cogumelos alimentares inteiros contendo micélio na nossa dieta.

Muitos produtos no mercado concentram-se quase exclusivamente na alta proporção de beta-glucanos para imunomodulação como função primária dos cogumelos.

Embora os beta-glucanos sejam de fato uma parte incrível do corpo de frutificação de um cogumelo funcional, estudos demonstram que o uso de espectro completo de nutrientes encontrados nos cogumelos funcionais tem benefícios muito mais profundos e de longo prazo no apoio a vários aspectos da saúde.

Benefícios do espectro total, além dos beta-glucanos

Os benefícios dos superalimentos de cogumelos vão muito além dos beta-glucanos. A miríade de polissacarídeos complexos, polifenóis, vitaminas, minerais, probióticos e enzimas digestivas dentro do micélio são peças essenciais da maneira como os cogumelos funcionais interagem com nossos próprios sistemas. Assim como o micélio desempenha um papel fundamental para a saúde dos ecossistemas ao seu redor, também desempenham um papel na nossa própria saúde.

A massa micelial dos cogumelos nos produtos Mushroom Power™ e Mushroom Power Blend™ da Gribb® são cultivadas em substratos de aveia integral biológica certificada e sem glúten e os corpos frutíferos em substratos de madeira livre de OGM, ao longo do crescimento dos cogumelos, estes tornam-se potências nutricionais ricas em nutrientes bioativos.

Gribb® cultiva todos os seus próprios cogumelos ao longo de todo o seu ciclo de vida, incluindo o micélio, os primórdios (cogumelos bebés) e os estágios do corpo de frutificação para produzir um produto rico em nutrientes de espectro completo que tem amplos benefícios para a saúde e o bem-estar diários.

 

Estudos:

Voltar para o blogue